Temp. de Umbanda Caboclo Aymoré e Caboclo Tapuryan

Historia da Umbanda e as 7 linhas.

Historia da Umbanda e as 7 linhas.

 

 aymore2

Surgimento da Umbanda
 
Esta religião brasileira, surgiu em 15 de novembro de 1908 com o médium Zélio Fernandino de Moraes que tinha 17 anos de idade. O Patrono foi o Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Ordenado pelo astral superior, feita pela manifestação de espirítos que se apresentavam como Caboclos (índios nativos de nossa terra) e os Pretos Velhos (velhos africanos que haviam servidos como escravo) que não encontravam campo de ação nos remanescentes Cultos Negros, já deturpados, confusos e desordenados e dirigidos quase que exclusivamente para trabalhos do mal.
A Lei principal da Umbanda é resumida numa só palavra CARIDADE: no sentido do amor fraterno em benefício dos seus irmãos encarnados, qualquer que fosse a cor, raça, o credo e a condição social, não podendo haver ambiciosos, vaidosos, mistificadores, pois estes, mais cedo ou mais tarde, são afastados da Umbanda pelos espíritos de luz.
 
As normas da Umbanda são:
Sessões - assim se chamariam os períodos de trabalhos espirituais;
Vestes - os participantes estariam uniformizados de branco;
Sacrifícios - o sacrifício de aves e animais é totalmente alheio a Umbanda;
Fundamento Básico - é a crença ou culto aos espíritos evoluídos;
Atendimento - gratuito.
 
A origem da palavra Umbanda é oriunda do Sânscrito (a mais antiga língua da Terra _ raiz mestra dos demais idiomas existentes no mundo), que se pode traduzir por "DEUS AO NOSSO LADO" ou "O LADO DE DEUS". Um outro significado é UM _ DEUS (único) e BANDA _ POVO DA TERRA.  A Umbanda não invoca os espíritos dos desencarnados sem luz.
Na Umbanda são trazidos, e não invocados, os espíritos dos desencarnados, através dos espíritos das Linhas (Caboclos, Pretos Velhos e das Crianças), a fim de conscientizá-los de que deixaram o mundo material, e portanto, deverão deixar de se ligar a tudo que é material.
A Umbanda fundamenta-se nos seguintes princípios: É a crença nos espíritos, dando condição aos mesmos de evoluir, sejam de qualquer classe ou ordem, encarnados (Alma) ou desencarnados(Espírito, propriamente dito).
Em Essência, a Umbanda fundamenta-se nos seguintes pontos básicos.
1. Na existencia de Deus Único, Onipotente, Irrepresentável, adorado sob vários nomes (OLORUM);
2. Na crença de um "Orixá Maior", denominado de Oxalá, Zambí ou Jesus Cristo;
3. Na crença de Entidades Espirituais em Plano Superior _ Os Orixás ou Santos, chefiando falanges;
4. Na crença de Guias Espirituais, mensageiros dos Orixás (Caboclos, Pretos Velhos e as Crianças);
5. Na existência do Espírito, sobrevivendo ao homem, em caminho de evolução, buscando o aperfeiçoamento   (Exus);
6. Na crença da Reencarnação e na Lei Cármica de Causa e Efeito;
7. Na prática da Mediunidade, sob as mais variadas apresentações;
8. Na afirmação de que as Religiões constituem diversos caminhos de evolução espiritual, que conduzem a Deus;
9. Na prática da Caridade Material e Espiritual;
10. Na necessidade do Ritual, como elemento disciplinador dos trabalhos;
11. Na crença de que o Homem vive num Campo de Vibrações, que condicionam sua vida para o bem ou para o mal, conforme sua própria tônica vibratória.
12. A Umbanda é denominado como UNIÃO DAS BANDAS, essa união das bandas é composta por Caboclos, Pretos Velhos e Crianças.
13. A nossa Umbanda é 100% brasileira.
 
Para Refletir

Desenvolver a mediunidade é um desafio para qualquer médium. Muitos, quando desenvolvidos, ou seja, com seu guia de frente firmado, são tidos como mais capazes do que os que não desenvolveram.

Isso até pode ser verdade se quem é desenvolvido leve sua missão com humildade e responsabilidade, coerentemente com os compromissos assumidos. Mas, poderá não ser verdade se ele nada entendeu e logo começar a meter os pés pelas mãos. Como? Assumindo e fazendo trabalhos pelos quais ainda não esteja preparado e autorizado, chamando suas entidades fora de sua Casa de Santo e as escondidas de seus dirigentes, atendendo pessoas em seu próprio lar sem se quer ter um gongá firmado pelos Orixás regentes de sua Casa de Santo e muitos outros absurdos.

Se ao se tornar médium firme ele adquiriu poder relativo, não deve esquecer que existe um outro poder, bem mais sublime e infalível: A Lei de Ação e Reação. Assim, sua suposta superioridade, se mal empregada, o lançará ao profundo abismo de sua consciência, de onde dificilmente será resgatado, a não ser que um dia entenda que um médium humilde e valoroso deva ser também um médium de confiança.

Como podemos ver, quando o assunto é mediunidade, todo cuidado é pouco e toda a preocupação nunca será o suficiente se não estiver acompanhada de uma boa dose de compreensão e humildade, afinal, um médium não é um fim em si mesmo, mas sim e tão somente um meio, mesmo que ele não queira.

Médiuns desenvolvidos são semeadores da caridade. Caridade é fé, é amor, é entrega, é luta, é responsabilidade e é acima de tudo humildade. Não existe Lei Divina que fale que um médium deva ser perfeito. O que se espera de um bom médium é que com o tempo ele adquira estas qualidades através da prática séria da sua mediunidade.

Precisamos e por isso podemos errar. Errar para corrigir, corrigir para aprender e aprender para dividir o conhecimento adquirido com nossos erros. Falo, porque não existem médiuns perfeitos, mas que existem alguns médiuns muito imperfeitos, existem, e bem mais do que poderiam ser. Pensam que enganam aos outros, quando na verdade estão enganando a si próprios.

Se você já é médium firme, começou o seu desenvolvimento mediúnico há pouco tempo ou se está pensando em desenvolver a sua mediunidade, reflita sobre o exposto aqui, pois esta poderá ser a linha que separa os médiuns valorosos dos médiuns comuns.

Meu Axé.

 

Templo de Umbanda Caboclo Aymore

e Tapuryan

 

 
 As Setes Linhas Da Umbanda
      • 1ª Linha - Linha de Oxalá

        Esta Linha representa a força máxima da Umbanda, de onde provêm o êxito de todos os trabalhos. É composta de diferentes espíritos de diferentes raças da Terra, não somente brancos e negros, entre eles os espíritos de pretos velhos, padres e freiras, cujas almas purificadas atingiram a perfeição.

        • Legião de Santo Antônio
        • Legião de São Cosme e São Damião
        • Legião de Santa Catarina
        • Legião de São Expedito
        • Legião de Santa Rita de Cássia
        • Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)
        • Legião de São Benedito ou Benzet

          • 2ª Linha - Linha de Iemanjá

            Dirigida por Iemanjá, também chamada carinhosamente de "Dona das Águas", "Rainha do Mar" e outros nomes. Tem a proteção de Oxum, dona dos lagos e cachoeiras, dos rios, da fecundação e do amor, bem como da Nanã, atuando nas águas das chuvas, realizando a limpeza da atmosfera, purificando as camadas aéreas para que tenhamos no solo, na terra, condições de vida. Composta também de espíritos de diferentes raças, de caboclos, Pretos Velhos e Exus.

        • Legião das Sereias, sob a proteção de Oxum
        • Legião das Ondinas, sob a direção de Nanã
        • Legião das Caboclas do Mar, sob a orientação de Indaiá
        • Legião das Caboclas dos Rios, sob a chefia de Iara (Entidade dos Rios)
        • Legião da Estrela Guia, sob a direção de Santa Maria Madalena
        • Legião dos Marinheiros, sob a chefia de Tarimá
        • Legião dos Calungas, dirigida poe Exu Calunga ou Calunguinha

          • 3ª Linha - Linha de Omulu (Obaluayê)

            Esta Linha Linha é dirigida por Omulu (Obaluayê), que detem o poder sobre os corpos vivos ou mortos. Senhor da morte, tem seu trono assentado no Cruzeiro dos cemitérios. Esta Linha é cosntituída de espíritos de médicos e cientistas, Caboclos, Pretos Velhos, Exus e Médiuns Curadores

        • Legião de José de Arimatéia, integrada pelas Falanges de Médicos e Cientistas
        • Legião de São Cipriano, integrada pelas Falanges de magias
        • Legião de Caboclos, integradas por Falanges de Caboclos oriundos de todas as raças
        • Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de Preto Velhos oriundos de todas as raças
        • Legião dos Povos Orientais, constituídas por Falanges de espíritos evoluídos de todo o Oriente
        • Legião dos Médiuns Curadores, intregrada por médiuns cuja mediunidade é curadora, aqueles que são magnetizadores, são mais ou menos aptos a curar através das mãos
        • Legião de Exu Curadô, constituída de falanges de Exus sob o comando de Exu Curadô (MARAMAEL)

          • 4ª Linha - Linha de Ogum

            Esta Linha, dirigida por Ogum (São Jorge), "Orixá da Guerra", cujas Legiões são chefiadas por guerreiros de diversas raças, constituídas de Caboclos, Preto Velhos e Exus, invoca as demandas espirituais.

        • Legião de Ogum Beira-mar, aliada ao povo do mar
        • Legião de Ogum Malei, aliada à Linha de Malei (Povo de Exu)
        • Legião de Ogum Megê, aliada ao povo Megê (negros africanos)
        • Legião de Ogum Naruê, aliada ao povo Naruê (escravos de várias raças)
        • Legião de Ogum Nagô, aliado ao povo de ganga (Linha de Nagô)
        • Legião de Ogum Iara, aliada ao povo dos rios (Caboclos)
        • Legião de Ogum Rompe-Mato, aliada a Oxossi e seu povo da mata

          • 5ª Linha - Linha de Oxossi

            Esta Linha é chefiada por Oxossi, "Orixá das Matas", "Orixá da Fartura" constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores utilizando o processo de "Passes" e praticando a cura através das ervas, aplicadas por caboclos, com o auxílio dos exus das matas.

        • Legião do Caboclo das Sete Encruzilhadas (ou Caboclo das 7 Matas), que dirige as Falanges dos povos das florestas, tais como os espíritos das tribos Aimorés, Tupi, Tupiniquins e etc...
        • Legião de Araribóia, chefiada pelo Cacique Araribóia
        • Legião de Urubatão, chefiada pelo Caboclo Urubatão
        • Legião da Cabocla Jurema, chefiada pela Cabocla Jurema
        • Legião dos Tamoios, chefiado por Grajaúna
        • Legião dos Guaranis, chefiada por Araúna
        • Legião dos Peles-Vermelhas, chefiados por Águia Branca, integrando as Falanges de índios Chippeway, Sioux e etc...

          • 6ª Linha - Linha de Xangô

            Esta Linha dirigida por Xangô, "Orixá do Fogo" sob a orientação de São Jerônimo, também denominado Orixá da Justiça, impõe a justiça, dando castigo a quem merecer. É a Linha na qual aqueles que foram humilhados, serão elevados espiritualmente, os que castigaram, serão castigados e os que se enalteceram, serão rebaixados.

        • Legião de Iansã, chefiada por Santa Bárbara
        • Legião do Caboclo Ventania (ou dos Ventos)
        • Legião do Caboclo das Cachoeiras
        • Legião do Caboclo Sete Montanhas
        • Legião do Caboclo Pedra Branca
        • Legião do Caboclo Cobra-Coral
        • Legião dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de todas as raças e dos povos de Quenquelê

          • 7ª Linha - Linha das Almas

            Dirigida por Dom Miguel, que no sincretismo católico corresponde ao Arcanjo São Miguel, integrada por Omulu (Obaluayê)

        • Legião de Pai Cambinda, integrado pelas Falanges do Povo da Costa
        • Legião de Pai José D'Angola, integrado pelas Falanges do Povo D'Angola
        • Legião de Pai Congo (ou Rei Congo), integrada pelas Falanges do Povo do Congo
        • Legião de Pai Jerônimo, integrada pelas Falanges do Povo da Moçambique
        • Legião de Pai Francisco, integrada pelas Falanges do Povo da Loanda
        • Legião de Pai Benguela, integrada pelas Falanges do Povo de Benguela
        • Legião de Pai Guiné, integrada pelas Falanges do Povo de Guiné

        Resumo das 7 Linhas de Umbanda

        • 1ª Linha de Oxalá - que representa a paz, a tranquilidade
        • 2ª Linha de Iemanjá - que representa a procriação
        • 3ª Linha de Omulu (Obaluayê) - que representa a saúde
        • 4ª Linha de Ogum - que representa a luta, a demanda
        • 5ª Linha de Oxossi - que representa o trabalho, a fartura
        • 6ª Linha de Xangô - que representa a justiça
        • 7ª Linha das Almas - que representa a humildade, a bondade

Por?: Sacerdote Umbandista Pai Mário de Ogum

  • Currently 2.90/5

Rating: 2.9/5 (982 votos)



EXPERIMENTE HOJE

"Se tiver que amar, ame hoje.

 Se tiver que sorrir, sorria hoje.

 Se tiver que chorar, chore hoje.

Se tiver que perdoar, perdoe hoje.

Se tiver que pedir perdão, peça hoje.

Se tiver que mudar a sua vida, mude hoje.

                                                                              
Pois o importante é viver hoje.

 O ontem já foi, e o amanhã

        talvez não venha."

 

 

 

Oração de São Francisco

 

Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor,

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão

Onde houver discórdia, que eu leve a união,

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé,

Onde houver erro, que eu leve a verdade,

Onde houver desespero, que eu leve a esperança,

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,

Onde houver trevas, que eu leva a luz.

Mestre, fazei que eu procure menos

Ser consolado do que consolar,

Ser compreendido do que compreender,

Ser amado do que amar.

Pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado,

É morrendo que se vive para a vida eterna!

Que assim seja!!

Graças a Deus.

 

PRECE DE CARITAS

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!

Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.

E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.

Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.

Assim Seja.

 

 

Obrigado Senhor

Pelos meus braços perfeitos...
Quando há  tantos mutilados.
Pelos meus olhos perfeitos...
Quando há tantos cegos.
Pela minha voz que canta...
Quando tantas emudecem.
Pelas minhas mãos que trabalham...
Quando tantas mendigam.
É maravilhoso Senhor!!!
Ter um lar para voltar...
Quando há tantos que não tem para onde ir.
Sorrir...quando há tantos que choram.
Amar...quando há tantos que odeiam.
Sonhar...quando há tantos que se revolvem em pesadelos.
Viver... quando há tantos que morrem antes de nascer.
É maravilhoso Senhor, ter tão pouco a pedir e tanto
            para agradecer...
     
       
            Obrigado Senhor!!!

 




Total de visitas: 361769