OS DEZ MANDAMENTOS DOS FILHOS DE SANTOS OU YAWÔS

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1- Seja abiãn o maior tempo possível. Isto aumentará suas certezas e diminuirão riscos e erros.

2- Não escolha a casa pela aparência ou pelo status que ela tenha ou pode lhe dar. Às vezes, a embalagem impressiona, mas o conteúdo é frustrante.

3- Não faça Santo porque acha bonito, porque seus amigos fizeram ou porque você acha que sua vida vai melhorar. Faça porque seu coração e sua consciência mandaram.

4- Não apresse o tempo. Na Umbanda e no Candomblé tudo tem sua hora e o momento certo pra acontecer.

5- Respeite a hierarquia. A Umbanda e o Candomblé chegou até aqui graças a ela.

6- Respeite, honre e seja fiel ao seu axé.

7- Não fale mal de pessoas e nem de outras casas. Nada e nem ninguém é perfeito, inclusive você.

8- Seja sempre humilde e educado e trate a todos da mesma forma que gostaria de ser tratado.

9- A Umbanda e o Candomblé é uma religião que exige presença, dedicação e sacrifícios. Se você não pode dar os três ao mesmo tempo, não entre para a religião.

10- Cuide e zele pelo patrimônio do seu axé como se fosse a sua casa.

 

FILHOS DE ONICOJÍ...PRESTEM ATENÇÃO NO ESCRITO ABAIXO.

MANUAL DO YAWÔ - DO BOM FILHO DE SANTO. (elegun”feito de Orixá), abian (sem obrigação, cabeça virgem)

Tudo aquilo que nosso Orixá rejeita por qualquer motivo peculiar, que por vezes desconhecemos. Existem quizilas da própria Nação e as de Cada Orixá.
Seguindo este preceito, só dependerá de você ter uma vida melhor consigo mesmo e com os de mais que lhe rodeia.

As principais são:
O Filho de Santo ou Yao ao chegar ao Templo, o procedimento correto é:
a) Amarrar um pano no peito (mulheres);
b) Ir direto para a cozinha beber um copo de água para esfriar o corpo da rua, sem fazer paradas, não falar com ninguém para bater - papo e colocar a fofoca em dia;
c) Ter tomado o seu banho de defesa e ir trocar sua roupa;
d) Saudar Exú e o Orixá chefe da casa, bater cabeça no Peji, e pro pai(s) ou zelador(es) da casa;
e) Tomar a benção a TODOS os seus irmãos, sendo mais velhos e mais novos, de acordo com a ordem iniciática. Agora sim, caso não haja nada em que se possa ajudar (muito embora seja impossível, pois em uma casa de santo sempre tem algo a ser feito), depois pode ir colocar seu tricô em dia.
O Filho de Santo ou Yaô se vai dormir no Terreiro deve levantar antes do sol nascer ou junto com o nascer do sol.
O Filho de Santo ou Yaô ao se levantar não deve falar com ninguém, deve antes lavar seu rosto e boca, isso é para apagar os vestígios ou traços espirituais que eventualmente tivesse vindo rondá-lo durante a noite a fim de colher nos seus lábios o mingau das almas numa possível alimentação.
O Filho de Santo ou Yaô não deve falar mal e nem dar ouvidos aos que ensaie uma conversa contra a casa de santo ou seus sacerdotes e sim enaltecer para agradar as forças de sua fonte.
O Filho de Santo ou Yaô não deve ocultar coisas que venha trazer prejuízo para a casa de Santo, deve expor o fato em tom normal sem demonstração de disse-me-disse.
O Filho de Santo ou Yao não deve ouvir maldade e sim enaltecer sua casa.
O Filho de Santo ou Yao não deve fumar na frente de Seu Zelador, e dos mas velhos que visite sua casa.
O Filho de Santo ou Yao nunca fica de pé em frente ao Pai de Santo e sim agachado, com a cabeça baixa.
O Filho de Santo ou Yao nunca interrompe o Zelador quando estiver conversando com alguém.
Quando tiver visita no Templo ou Barracão (egbomis, ekedes, ogãs, zeladores), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom-tom que os filhos se abaixem próximo a ele para dirigir a palavra. Ai então disser AGÔ (Licença) e esperar ele dizer AGÔ YA. E de cabeça baixa, falar com ele em tom de voz baixa.
O Filho de Santo ou Yao não deve se portar de maneira desairosa no terreiro, por que do seu comportamento decorre a divulgação e o bom nome da casa.
O Filho de Santo ou Yao não deve falar mal da casa de santo (nem sua nem dos outros) e nem de seus componentes, isso provocaria a ira do ORIXA e trás a certeza de um pagamento futuro, a EXU a EGUN e as forças da natureza.
O Filho de Santo ou Yao não deve passar pelo seu pai de santo com a cabeça erguida, e sim um pouco curvado para frente.
O Filho de Santo ou Yao só pode sentar em Apoti (Banquinho) mediante a autorização do seu Zelador. (Somente filhos que cumpriram suas etapas espirituais podem sentar em apoti)
O Filho de Santo ou Yawo não deve deixar dormir roupa em varal (pois Eguns a noite faz dela sua morada)
O Filho de Santo ou Yao não deve sentar em soleira de porta.
O Filho de Santo ou Yao não deve passar embaixo de varal que tenha roupa intima, roupa de baixo, mesmo que estas sejam suas.
Filho de Santo ou Yao não passa embaixo de escada.
O Filho de Santo ou Yao não deve pegar sol de Meio-dia, mesmo com cabeça coberta.
O Filho de Santo ou Yao não deve varrer a casa dos fundos para frente e sim da frente para os fundos.
O Filho de Santo ou Yao não deve verter (Urinar) ou defecar, em rios, lagos, dentro de água, poço ou cachoeira (locais Sagrados).
O Filho de Santo ou Yao não deve defecar em mato, em cima de plantas votivas.
O Filho de Santo ou Yao não deve cuspir em água de espécie alguma.
O Filho de Santo ou Yao deve sempre estar com o Ojá ou Alá ( pano de cabeça) em sua cabeça.
O Filho de Santo ou Yao não deve entrar em cemitério, só em casos muito especiais, assim mesmo com a cabeça coberta. E somente com a permissão de seu Zelador.
O Filho de Santo ou Yao não deve entrar em Igreja, hospital, matadouro, etc, só em casos especiais, assim mesmo com a cabeça coberta. Somente com a permissão de seu Zelador.
O Filho de Santo ou Yao não deve ir a praia (Banho de Mar, areia, calçada, beira de praia, beira de mar, casa de praia), sem ter suas obrigações em dia. E somente com a permissão de seu Zelador.
O Filho de Santo ou Yao não carrega embrulho na cabeça.
O Filho de Santo ou Yao não deve ser descortês, nem mesmo entre os irmãos do terreiro e com visitantes, e sim bastante paciente e educado.
O Filho de Santo ou Yawo não deve impor seus desejos, nem mesmo entre os irmãos de barco, seus desejos ou vontades serão discutidos.
O Filho de Santo ou Yao não deve faltar com educação e cortesia para com todos aqueles que nos batem a porta, seja ele conhecido ou não.
O Filho de Santo ou Yawo não deve tornar publico as coisas que delas participarem em caráter de segredo na casa de santo.
O Filho de Santo ou Yao não deve menosprezar os outros e nem se colocar em falso pedestal de auto suficiente, e sim ser humilde.
O Filho de Santo ouYao nunca, jamais, em tempo ou hipótese alguma, seja no seu Templo ou barracão ou no barracão do alheio, deve-se sentar na mesma altura que o seu Zelador.
Ele já passou por vários sacrifícios para estar sentado confortavelmente ali.
Você ainda está no meio do caminho. Portanto, pra que querer sentar aonde você não alcança? Mesmo que o dono da casa chame , cabe a voce recusar
Filho de Santo ou Yao e abian não bebem nenhum líquido em copo de vidro dentro de seu Templo ou no barracão do alheio. Deve-se esperar o bom e velho copinho de
plástico ou então a conhecida DILONGA, BAN ou CANEQUINHA DE ÁGHATA, como você preferir chamar. Copo de vidro só quem tem direito é egbomi, ekede, ogan e zelador…

Terminou seu ajeum? Pegar seu pratinho e sua canequinha, não cai a mão e nem coça, sabia? Infelizmente ainda não possuímos uma empregada que possa cuidar da limpeza geral enquanto nós descansamos.

Como dissemos no item anterior, não temos uma empregada para limpar tudo.
Portanto, cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.

Você trabalhou feito a escrava Isaura e se cansou? Acabou de fazer todo o serviço? Bem, agora você pode pegar o seu maravilhoso APOTÍ e confortavelmente sentar-se nele. Como dissemos no item 5, cadeiras, sendo com ou sem braço, só ebomis, ekedes, ogãs ou zeladores que podem sentar. Existe uma variável do APOTI, que é a famosa ESTEIRA. Nela você pode se sentar, se espichar e até relaxar seus ossos.

Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, na casa de santo é igual. Antes os mais velhos devem se servir, pra só depois os abians e yaos se servirem. Isso é mais que uma regra é etiqueta. E você não vai querer ser um deselegante, não é? Lembre-se: Estão sempre observando você...

As roupas emprestadas? Pois é, o pai de santo também não gosta. Portanto, que tal comprar um belíssimo tecido de lençol e fazer uma baiana de ração básica pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestado. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes e
felizes com suas devidas roupas.

E vai rolar a festa! O povo do Kétu, do Jeje, da Angola e até da Umbanda já mandou avisar e convidar. Mas, e o dinheiro para comprar o ajeum e o otí do povo? Com certeza o Carrefour não irá mandar as coisas de graça para o Templo ou o Barracão, nem o Mercadão Municipal tão pouco irá dar os bichos e todo o material restante. Portanto, que tal se todos coçassem o bolso um pouco e ajudassem?

Você acha que só por este local ser uma casa de santo, a Eletropaulo, a Congas e a Sabesp irão fornecer água, luz e gás de graça? É claro que não. Portanto, contribua sempre com a sua módica mensalidade. Economizar um pouco na Skol e no cigarro no final de semana já irá ajudar muito no Templo ou Barracão.

O mundo está em guerra, existe muita gente por aí passando fome. Portanto, por que desperdiçar comida? Fazer a quantidade exata só para quem trabalhou dignamente e contribuiu com este maravilhoso ajeum é o coerente, pois você não está no programa da Ana Maria Braga para comer de graça. Por falar em Ana Maria Braga, lembre-se que você não é o Louro José para dar palpites no Templo ou barracão. Se você tem alguma sugestão, leve-a antes ao seu Zelador. Espalhar a corrupção sobre a Terra era coisa da novela Mexicana.

Ficou cansado depois da festa? Nada de ir pegando sua bolsa e ir saindo de fininho. Lembre-se da limpeza do Templo.


Roda de terreiro ou de candomblé, seja em sua casa ou na casa alheia, não é lugar de ficar de cochicho e risinhos irônicos e não tão pouco paquerando.. Se você quer fuxicar, vá para um botequim.

Anágua encardida, só se for depois da festa . Antes, NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR! Devem ser brancas como a neve, salve anágua de ráfia ou entretela.

Você, irmãozinho, que vê o mundo cor de rosa-choque com bolinhas amarelas, deve deixar esta sua visão progressiva e moderna do lado de fora do Templo ou barracão.
Ali dentro você tem que ver tudo branco. O mesmo vale para as coleguinhas que vêem tudo azulzinho. Casa de orixá é para louvar e cuidar do Orixá, e não para arrumar casório.

Vai rolar um churrasquinho de gato na casa do seu coleguinha no meio da semana, no mesmo dia de função do Templo ou barracão? Então, peça para ele guardar uma garrinha de carne para você e venha cumprir suas obrigações junto a seus irmãos.

Se sua irmã de santo tem uma baiana mais humilde do que a sua, nada de ficar xoxando. Lembre-se, o mundo dá muitas voltas e o feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Amanhã pode ser você com uma baiana de chita e ela com uma belíssima saia de rechilieu.

Caso assista fora do seu Templo ou barracão algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo. Não é errado, é diferente de sua casa. Além do mais,
comentários sempre são feitos depois. Vai que tem alguém conhecido escutando?

Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém. Isso é regra. Sempre.
Respeito é bom e conserva os dentes. Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de envolver os Zeladores e irmãos mais velhos em determinadas brincadeiras de mau-gosto. Apelidos e avacalhações são da porta do Templo ou barracão pra fora. Além do mais, a próxima vítima pode ser você.

Roupas de trabalhos são: saia comprida, camisú e pano da costa. Shortinhos e tops devem ser usados somente pra ir ao baile funk.

Sempre que for servir alguém mais velho de santo, deve-se levar o pedido numa bandeja ou prato e abaixar-se para servir.

Benção foi feita para ser trocada. Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não a ela própria. Portanto, todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa.

Quando você estiver em uma roda de pessoas dentro da sua casa de santo ou de outro Templo ou barracão qualquer, abaixe o seu ori e peça a benção até o periquito que estiver chegando, você não sabe quem é ele e ele pode ser bem mais velho que você, um tio de santo ou qualquer outro egbomi, é preferível você pedir a benção a alguém mais novo do que errar passando por cima dos mais velhos.

Lembre -se que para seu Zelador, seremos sempre Filho de Santo ou YAOS.(Como para nossa Mãe carnal, seremos sempre crianças).

E TENHO DITO!!!

Att.: Sacerdote Umbandista Pai Mário de Ogum